Minicurso

O curso tem um valor simbólico de R$ 30,00

Pague pelo link abaixo.

BREVE DESCRIÇÃO do CURSO:

O minicurso apresentará, a partir de abordagem bibliográfica e experiência teológico-pastoral, temas, eventos e elementos introdutórios das crenças fundamentais do metodismo [JL1] sob a perspectiva wesleyana em consonância com os principais enfoques e documentos da Igreja Metodista produzidos pelo Colégio Episcopal[JL2] e as publicações editoriais que versam sobre as DOUTRINAS METODISTAS e as raízes da NOSSA FÉ, de forma bem clara.

É a partir da crescente procura pelos temas DOUTRINA e SANTIDADE no contexto Metodista\Wesleyano, que oferecemos este curso com vistas a formação de interessados.[JL3]

SOBRE A PROPOSTA E O AUTOR DO CURSO:

Tal proposta tem como objetivo, [JL4] fortalecer a nossa compreensão doutrinária para uma ação PASTORAL e MISSIONÁRIA mais efetiva. O AUTOR é especialista em ESTUDOS WESLEYANOS e foi também presidente da Comissão Ministerial Regional avaliando por quatro anos consecutivos, a condição probatória dos candidatos ao ministério pastoral da Igreja Metodista na Quarta Região Eclesiástica.[JL5] Em sua experiência acadêmica, o autor conta com [JL6] ARTIGOS CIENTÍFICOS na revista CAMINHANDO, periódico da Faculdade de teologia da Igreja Metodista e livros publicados na área de HISTÓRIA DO METODISMO, assim como REFLEXÕES PASTORAIS e DEVOCIONAIS, ao longo de 12 a 14 anos nos devocionários [JL7] 65 dias com Deus e nos 75 anos do NoCenáculo.

A EXPERIÊNCIA à frente de igrejas locais o levou a pastorear várias comunidades em diferentes localidades geográficas – na zona rural assim como em favelas, onde exerce hoje a prática [JL8] pastoral. Em sua atuação como pastor, passou por igrejas como: Santíssima Trindade (Iúna/ES), Pedra Roxa (Ibitirama/ES), Conselheiro Lafaiete (MG), Ouro Branco (MG), Planalto (BH/MG), Eldorado (Contagem/MG), Izabela Hendrix (BH/MG) e a Congregação da Serra/BH, inserida em um aglomerado composto por quatro favelas na cidade de Belo Horizonte. [JL9] Também esteve à frente do ARQUIVO HISTÓRICO REGIONAL por aproximadamente 12 anos.

A DOUTRINA METODISTA, assim como os pressupostos da História e Teologia metodistas sempre estiveram nos seus horizontes ministeriais e fortemente presente na sua atuação pastoral. Nos seus últimos cinco anos de ministério, tem se dedicado ao catecumenato e à ampla preparação dos novos membros, dialogando profundamente com estas [JL10] comunidades sobre o VALOR INESTIMÁVEL DAS ESCRISTURAS, o CREDO APOSTÓLICO, OS 25 ARTIGOS DE RELIGIÃO, OS ESCRITOS DE JOHN WESLEY – SERMÕES E NOTAS SOBRE O Novo Testamento em especial no trabalho com a edição das NOTAS EXPLICATIVAS DE JOHN WESLEY SOBRE O Novo Testamento.

INTRODUÇÃO ÀS DOUTRINAS METODISTAS

As aulas do curso se darão em dois (2) momentos pontuais:

1 de maio de 2021, 16h | 1ª Parte;

24 de maio de 2021, 21h | 2ª Parte.

As aulas serão totalmente on-line e o link será enviado aos alunos assim que confirmada a inscrição.

Dinâmica das Aulas: 1h00 a 1h20 de conteúdo expositivo | 20min de Debate ou Questões | Apresentação de BIBLIOGRAFIA Básica sobre as Doutrinas e Conteúdo Programático | O minicurso será online e acontecerá em parceria com o Instituto Metodista Teológico João Ramos Jr., centro de formação teológico-pastoral e/ou ministerial, que está a serviço da Igreja Metodista 4RE (Minas Gerais e Espírito Santo). | SLIDES de Apresentação do Conteúdo cedido pelo Instituto e/ou pelo autor, Rev. Gercymar W. L. e Silva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1ª Parte

A) AS ESCRITURAS – O VALOR INESTIMÁVEL DA BÍBLIA

B) O CREDO APOSTÓLICO – A TRADIÇÃO DA DOUTRINA COM FORTE ACENTO NA CRISTOLOGIA

C) OS 25 ARTIGOS DE RELIGIÃO

D) OS SERMÕES DE JOHN WESLEY

E) AS NOTAS EXPLICATIVAS DE JOHN WESLEY SOBRE O NT

F) AS REGRAS GERAIS DO METODISMO

2ª Parte

G) OS ESTÁGIOS DA GRAÇA;

H) SALVAÇÃO & SINERGIA

I) O TESTEMUNHO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO

J) A PERFEIÇÃO CRISTÃ

L) O BATISMO e A CEIA DO SENHOR

M) ESCATOLOGIA e Conclusão

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBIERI, Sante Uberto. Aspectos do metodismo histórico. Piracicaba: UNIMEP, s/d.

BARTH, Karl. Introdução à teologia evangélica. 5. ed. São Leopoldo: Sinodal,1996.

BÍBLIA SAGRADA. São Paulo: SBB, 2000. Trad.: João Ferreira de Almeida.

BURTNER & CHILES. Coletânea da Teologia de João Wesley. Rio de Janeiro: Bennett, 1996.

BRUNNER, Emil. Nossa fé. São Leopoldo: Sinodal, 1978.

COLÉGIO EPISCOPAL DA IGREJA METODISTA. Cânones da Igreja Metodista 2017. São Paulo/SP: Angular editora, 2019.

DOUTRINAS METODISTAS. Cf.: http://www.metodista.org.br/doutrinas-metodistas

REILY, Duncan A. Fundamentos doutrinários do metodismo brasileiro. São Paulo: Exodus, 1997.

STOKES. M. B. As crenças fundamentais dos metodistas. São Paulo: Imprensa Metodista, 1962.